segunda-feira, 13 de abril de 2009

Crianças, a arma do negócio

Este post é para propagar o excelente documentário produzido pela Maria Farinha e está em destaque na home do MSN.Chama-se “Criança, a arma do negócio” (http://video.msn.com/?mkt=pt-br&vid=27ffab36-ac14-49a1-8837-d58aba319e7b&from=PTBR_msnvideo&tab=s1192538568241 ) trata-se de um raio-X do comportamento de consumo das crianças, mas mais do que isso, aponta o nível de alienação do consumo nacional.

Acho válida a discussão sobre o documentário e se alguém se interessar, poderíamos fazer uma sessão de exibição por aí. Concordo com muitos argumentos do vídeo, mas acho que a responsabilidade deste consumo está muito mais para os pais (na falta de pulso para orientar seus filhos e na negligência) do que na propaganda propriamente dita.

Diante dessa realidade, questiono o próximo passo do consumo e educação infantil. Hoje, mostram-se as camadas das inclusões em “quem tem” separando-se dos “marginalizados”. Aposto no futuro, havendo a camada extra com o lúdico e o construtivismo sendo elitizado em relação ao materialismo e futilidades, reformando valores transgressores à “evolução de consumo” que conhecemos atualmente.

Um comentário:

  1. ótimo documentário mesmo e concordo com você quando diz que a responsabilidade está muito mais com os pais do que com as crianças, porque afinal são eles que compram, né?

    ResponderExcluir