sexta-feira, 27 de março de 2009

[Bens comuns e a coletividade]

Vivo em uma cidade onde começou a aparecer algumas falhas comuns a outros centros urbanos, pondo definitivamente em questão o título de capital da qualidade de vida. Infelizmente já no primeiro trimestre de 2009 temos um rodízio de água que "preocupa" a população. (Escrevo entre áspas porque esta preocupação é relativa, acho q a palavra mais adequada seria apenas "incomoda" devido à apatia da comunidade).

Essa situação me faz repensar sobre o comportamento de consumo de bens comuns e a consciência coletiva.

Sabemos que bens como água e energia estão se esgotando em velocidade absurda, mas a reação que vejo dos condôminos de onde moro ao ser anunciado o corte do fornecimento de água, é um verdadeiro estouro da manada às vésperas. Todos correm para utilizar os ultimos litros que ainda restam praticando "a lei de Gerson" levando vantagens independente das necessidades alheias.Por sinal, este comportamento é o grande fator que nos levou a este ponto, vejamos o apagão no início dos anos 2000 e o o pouco que aprendemos com tal situação.

Particularmente, não acho legal esta atitude e acredito que a consciência de impacto de consumo deveria ser um exercício para toda e qualquer forma de consumo.

- Consumo é um investimento, que pode trazer bons ou maus retornos. -

3 comentários:

  1. seu melhor texto! =)
    adorei e concordo com você..
    além disso, já presenciei uma cena no condominio vizinho, um cara com a mangueira aberta, gastando uma agua absurda sem necessidade!
    :*******:

    ResponderExcluir
  2. Rodízio de Água, Dengue, Grevesss (Educação, Saúde e Transporte Público), Terras do Bairro São Conrado: essa é a nossa "Qualidade de Vida", enquanto isso, vou consumindo maiores informações e lutando para colocar o meu tão sonhado hidrômetro!

    ResponderExcluir
  3. falou como publicitário: "consumo é investimento", vai dizer isso aos pseudo-socialistas
    ahahaha
    cheirooo

    ResponderExcluir