domingo, 7 de junho de 2009

Paixão Nacional

Diariamente experimentamos marcas dos mais variáveis produtos, mas existem marcas que não abrimos mão. Tratam-se das nossas maiores lovemarks que são os nossos clubes de futebol e não as trocamos por nada e fazemos questão de acompanhar a evolução de nossos clubes. Romário afirmava que tinha o compromisso de jogar bem pois via nas arquibancadas pessoas que mal tinham comida no prato mas não deixavam de acompanhar de perto sua maior paixão.
Esta caricatura radical do consumo dos torcedores transparece bem que independente das condições, haverá sempre um lugar privilegiado ao futebol nas hierarquias de consumo. Diante desta percepção, foi encomendada uma pesquisa que visa conhecer o comportamento de consumo do torcedor carioca, elaborada em 2008 e recentemente publicado no portal do Globoesporte.com (http://oglobo.globo.com/esportes/mat/2009/06/05/perfil-dos-torcedores-do-rio-756224667.asp )
Um argumento desta paixão dos torcedores pelos seus clubes é o caso do Vasco da gama, que no ano em que disputa a série B do campeonato brasileiro encontra forças e apoio em sua torcida para provar que é o clube da virada. Lançado a menos de um mês, a campanha “o Vasco é meu” visa atingir o cadastro de 100 mil novos sócios e precocemente já apresenta o resultado se aproximando do cadastro de 25 mil torcedores em cotas a partir de R$20 mensais. http://www.ovascoemeu.com.br/
Não faltam provas de relação de fidelidade entre os consumidores e seus clubes em plena crise de marca, prova disso foi o rebaixamento corintiano altamente lucrativo em 2008 fazendo valer o nome de sua torcida “gaviões da fiel”.
Sem dúvidas é bastante enriquecedora e válida a associação de uma marca com a paixão nacional, tem efeito imediato de retorno e abre terreno para aprovação das multidões de torcedores se predisporem ao consumo de marcas aliadas a seus clubes.

Um comentário:

  1. Seu melhor texto com toda a certeza!
    adorei seus colocamentos!
    =) =********************************=

    Mari!

    ResponderExcluir