terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O fim do Horário Nobre

É cada vez mais complexo a tarefa de elaborar um plano de mídia, ainda que os índices maiores de audiência continuem no período noturno já não há mais espaço para as “mídias da mãe” (aquelas que até sua mãe pode bolar uma programação) como diz alguns autores do tema.

Acontece que passamos por uma mudança social na qual chegar em casa sempre no mesmo horário, jantar,sentar a frente da TV e assistir o jornal e a novela há muito já não são prioridades nas agendas. Sendo que as informações sobre o que acontece no mundo e o desenrolar das dramaturgias e realities shows estão pulverizadas em sistema transmídia, permitindo o acompanhamento em meios variáveis cada um em seu tempo, não mais condensado em uma única faixa horária e em único local.

Alguns fatores cotidianos contribuíram com a “queda” do horário nobre tanto em audiência quanto na atenção a tradicional forma de consumo, destacando alguns:

- Os horários de expediente estão cada vez mais elásticos, (através de terceirizações, excluindo as relações patrão – empregado);

- As estruturas de tráfego urbanas aproximam-se do nível de saturação não dando vazão ao fluxo nos horários de pico (estes, por sua vez, cada vez maiores também);

- As opções de canais fechados e pacotes de internet banda larga estão cada vez mais acessíveis a novos níveis econômicos. Migrando audiência às novas opções de entretenimento, zapping e divisão de atenção.

Dentre outras situações, é percebido que a massa não deixa de consumir mídia, mas é necessária uma sensibilidade maior para perceber aonde destinar as forças do anunciante para a comunicação ser efetiva.

2 comentários:

  1. Concordo com os pontos que você destacou para a queda do horário nobre. Realmente são bem reais e os departamentos de comunicação precisam acordar para essa nova realidade e adotar novas estratégias para atingir esse mesmo público - que antes costumava estar em casa nesse horário, mas que devido ao "corre-corre" não estão.

    ResponderExcluir
  2. Cara. Faz tempo que não consigo assistir o JN. Chego em casa no fim da novela, entrando no BBB. Pra me manter informado só com internet e o Casoy. Acho tou dentro desta análise que você fez. Abração, querido. Tou sempre dando uma olhada por aqui.

    ResponderExcluir