quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Duelo de marcas – Castelo Branco X Nestlé e Kibon

Faço esta postagem através de uma analogia, pois além de marketing e comunicação adoro filmes de batalhas épicas, mas não é para falar de meus gostos pessoais que escrevo aqui. Enfim, o sucesso de 300 na literatura e nos cinemas serve como partida de minha viagem para falar do duelo de marcas entre a local “sorveteria do castelo branco” e as (multi)nacionais Kibon e Nestlé.
É fato que há poucos pontos exclusivos da Nestlé e a Kibon se limita a revenda em varejo, sendo injusto um duelo direto. Mas o que acontece é a briga das marcas na mente do consumidor.
A literatura sobre estratégia de guerras afirma que conhecendo o campo de batalha o combatente tem ampla vantagem sobre seus adversários, e neste caso a rede de sorveterias do castelo branco tem o privilégio de combater em casa. Em poucos anos conquistou 13 pontos, fazendo inveja a qualquer general de trincheiras, tendo pontos de vendas em todas as regiões da capital sergipana.
Ainda que não ultrapasse as forasteiras em vendas, assim como o exercito espartano não venceu os persas de Xerxes no primeiro momento (Ops,contei!), o grande legado do Castelo branco é ser conhecido como uma marca genuinamente sergipana. Fazendo bonito na disputa dos consumidores, seja pela qualidade, preço ou acessibilidade ao produto.
Fica a dica para a agência que atende a conta da marca local, vale persuadir sobre uma pesquisa de preferência. De contra partido, cabe às grandes marcas buscarem a regionalização, pulverizar sua comunicação e procurar conhecer detalhes dos “campos de batalha” se tem objetivos expansionistas, já que detalhes definem disputas e surpreendem o adversário.

“REMEMBER US. (LEMBRE-SE DE NÓS)” – (300 Warner Bros. Pictures 2007)

Acesse também este conteúdo no http://com.limao.com.br/wikisite/temtambem/index.cfm

2 comentários:

  1. estou adorando ler suas matérias aqui! =) nem preciso dizer que você escreve bem, porque isso você sabe! ;)
    adorei a analogia com 300, muito bom!
    :****************************:

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