quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Mídias de baixo custo e alto retorno

Mídias de baixo custo e alto retorno
(Tema sugerido por Marcelo Pinheiro -pastadomarcelo.blogspot.com )

A comunicação atual foca resultados, através dos meios de massa ou não. Para ser efetiva, a comunicação deve apresentar novidades, seja na forma ou no conteúdo obrigando o profissional a ser criativo e perspicaz para solucionar problemas com recursos limitados.
Evidentemente, as peças devem ser criativas e funcionais acima de tudo, mas a discussão a ser levantada é sobre a utilização de criatividade e inovação na mídia. Será que vale a pena arriscar ações sem precedentes? Por parte dos departamentos de mídia sim, mas poucos são os clientes dispostos a tal desbravamento. Em aula com Claudio Barres, ele afirmou que de praxe sugere até 10% de verba nos planos de mídia a serem usados de maneira não-convencional.
Acompanho algumas discussões sobre a utilização de mídias alternativas. De um lado as metrópoles alegam que com o ritmo de vida agitado não é possível dar valor às novas ações de comunicação das variações de sampling e intervenções. De outro, mercados menores de cotidiano mais pacato que se queixam da ausência de clientes que aprovem tais medidas. (http://brainstorm9.com.br/tv/2008/10/07/63-para-os-novos-profissionais/)

Acredito que é bem sutil a utilização e retorno de mídias de baixo custo, mas que devem ser utilizadas com inteligência e bom senso com oportunidade de sucesso nas ações com público-alvo sedento por novidades ainda que seja possível fazer uma programação de rádio (massa) de abrangência total no estado e forte audiência com um baixo custo de investimento.
Para contrariar os que defendem que a utilização de comunicação alternativa depende do tamanho do mercado, segue uma que flagrei em um restaurante popular em Itabaiana que achei inteligente e funcional:

Diz: “Tudo bem! Antes, durante e depois”. Trata-se de um adesivo incentivando a consulta ao urologista colado na parede do mictório com o custo irrelevante, mas oportuno.

Lembro que toda postagem aqui está também em http://com.limao.com.br/wikisite/temtambem/index.cfm

4 comentários:

  1. Quem é Claudio Barres? =x HA-HÁ!
    Em meio a tanta discussão de como a crise afetará os mais variados segmentos, percebe-se que as mídias de baixo custo, de fato é uma opção viável! Além de mexer com o criativo das pessoas!

    ResponderExcluir
  2. ahhhh lembro desse adesivo!

    apóio a idéia do cláudio, mas na maioria das vezes, separar 10% da verba pra esse tipo de ação é um luxo!

    =)

    ResponderExcluir
  3. complicada a utilização de mídias alternativas... mas interessante a idéia!
    e sobre endomarketing o que vc sabe?
    ;p

    ResponderExcluir